quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Unidades de saúde recebem recursos municipais para conclusão de reforma

Depois de colocar em funcionamento cinco unidades de saúde reformadas, a Prefeitura de Itabuna está executando, com recursos próprios, obras de melhoria em outras três unidades nos bairros Santo Antônio (Unidade Básica de Saúde Roberto Santos), Novo São Caetano (UBS Amália Lessa) e Nova Ferradas (USF Ubaldo Dantas), que passa por uma modificação completa. As unidades das vilas de Itamaracá e Das Dores e do bairro Santa Inês aguardam a conclusão do processo de licitação para a compra de material de construção. 

Já foram concluídas e estão funcionando as unidades básicas Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia; Calixto Midlej Filho, no Nova Itabuna; José Edites dos Santos, no São Caetano; e Dilson Cordier, no São Roque. No início da semana passada, a Secretaria de Saúde reabriu a unidade de saúde Lavignia Magalhães, no bairro Conceição. 

Segundo o secretário Plínio Adry, a programação é entregar as unidades logo que ficaremm prontas, sem inauguração ou festa, por orientação do prefeito Claudevane Leite. “Há uma carência muito grande, determinada pelo fechamento das unidades e a urgência para que os postos voltem a funcionar não nos autoriza fazer solenidades de inauguração, o importante é fazer funcionar”, observou. 

Para garantir que as unidades de saúde que precisam de reformas sejam entregues à população, foi formada uma força-tarefa com várias secretarias, incluindo a Fazenda. O secretário da Fazenda, Marcos Antônio Cerqueira, disse que o perfeito Claudevane Leite pediu agilização para que os serviços de ampliação ou de reforma sejam concluídos, na maioria delas, o mais rapidamente possível. “Grande parte das obras está sendo feita com recursos municipais, porque a administração municipal não pode esperar as verbas federais solicitadas”.

Nenhum comentário: