sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“UFSB é uma das mais importantes conquistas da região”, diz Vane

“A Universidade Federal do Sul da Bahia é uma das mais importantes conquistas da região, senão a maior de todas. Para Itabuna é sem dúvida o mais importante investimento do governo federal, desde a implantação da BR-101” disse hoje o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, no discurso proferido na solenidade de instalação do campus Jorge Amado e da Reitoria da UFSB, em Ferradas. A cerimônia conta com a presença do governador Jaques Wagner, do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, da senadora Lídice de Mata, deputados federais e estaduais dentre outras autoridades.  

            No discurso o prefeito Vane lembrou que há 54 dias a Prefeitura de Itabuna cumpriu com honra e alegria uma das etapas que lhe cabem no processo de construção da Universidade Federal do Sul da Bahia, qual seja a entrega da chave do imóvel onde a instituição inicia suas atividades. “Este imóvel foi aluga do na mesma semana em que a presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei de criação da Universidade, em uma ação eficiente da Comissão Municipal que implantamos na Prefeitura para acompanhar e ajudar, no que cabe ao Município no processo de instalação da UFSB”, afirmou.  

            O prefeito disse que a instituição federal de ensino superior sinaliza para Itabuna e região um futuro de transformação que vai impulsionar a economia, alterar o padrão social da cidade e das demais onde manterá campi e colégios universitários, com reflexos positivos na vida das pessoas. “Como prefeito de um Município que ainda sofre os impactos da crise do cacau, em sei da importância da Universidade Federal do Sul da Bahia para além do seu papel de escola. Eu sei que sua chegada representa para o comércio, para o setor imobiliário, até para a Prefeitura. E isso nós também comemoramos”, disse.

             Vane ressaltou que a UFSB terá enorme impacto econômico regional, já que demandará e fará circular na região durante sua implantação cerca de R$ 200 milhões e que ao alcançar sua plena implantação em 2020 gerará 10.800 vagas para estudantes da região e de outras partes do País, 200 empregos diretos e uma massa salarial prevista de aproximadamente R$ 90 milhões por ano.     

            Ao destacar o valor da vitória que a Universidade representa, o prefeito Vane lembrou que resultou da luta que inclui representantes de todos os segmentos do município: os políticos, os empresários, os estudantes e os trabalhadores. “A Universidade Federal do Sul da Bahia é uma das quatro criadas pela presidenta Dilma Roussef este ano. E aqui parabenizo o governador Jaques Wagner e a bancada baiana, pois dessas quatro, duas são baianas, a nossa e a de Barreiras – a UFOB – que se somam à UFBA; à Federal do Recôncavo – UFRB – à Universidade Lusófona – Unilab, que fica em São Francisco do Conde e à Universidade Federal do Vale do São Francisco, que a Bahia compartilha com Pernambuco e com o Piauí”, discursou.

            Por último, o prefeito Vane disse que a escolha do município para ser sede da UFSB é para ser festejada por ser reconhecimento de sua importância ao revelar que “Itabuna não perdeu – e nunca perderá – sua importância história, econômica e política. Somos, sim, uma cidade forte e torna-se obrigatório afirmar, sem medo de errar, que esta Universidade chega a nossa cidade graças ao apoio do ex-presidente Lula, à decisão da presidenta Dilma, ao apoio do governador Jaques Wagner, ao trabalho e ao interesse da nossa bancada federal, dos deputados estaduais. Mas, é imperativo dizer que esta Universidade que os senhores assistem dar mais um passo, que os senhores e senhoras do Conselho Universitário vão ajudar a consolidar, é resultado da luta de um povo, de uma comunidade que sabia que a merecia, que tinha direito e que tinha condições para abrigá-la. A Universidade é uma conquista de todos é fruto de um sonho de Itabuna e também da região”.              

Nenhum comentário: