sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dia Nacional do Surdo será comemorado em Itabuna

O Dia Nacional do Surdo, que transcorre na próxima quinta-feira, 26, será comemorado em Itabuna com uma extensa programação, que inclui a realização do 5o Encontro de Surdos, com palestras, lançamento de livro, coquetel, tarde de lazer e qualidade de vida, além de serviços de orientação e encaminhamentos nas áreas de Serviço Social e Psicologia.  

            Realizado por meio de parceria entre a Secretaria da Educação/Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), Secretaria da Saúde, Faculdade Unime e o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna (Cesai), o Encontro de Surdos começará às 18 horas da quinta-feira na quadra do Campus I da Unime, com o coquetel comemorativo. Na sequência, haverá um ciclo de palestra com a participação da escritora Kátia Franco, que abordará o tema do seu livro “A Sonoridade da Surdez”, que na oportunidade será lançado.

            O Encontro de Surdos terá continuidade no sábado, 28, a partir das 13 horas, com a tarde de lazer e orientações para a melhoria da qualidade de vida. Integra parte da programação apresentações artísticas, avaliação postural, teste glicêmico, orientação em primeiros socorros e oficinas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ministradas por técnicos do Cepei.  

As atividades esportivas incluem ainda a realização do Torneio Walber Bruno de Futsal para Surdos, aulas de capoeira, dança e ginástica, que estarão sob a responsabilidade dos estudantes de Educação Física da Unime. Num estande instalado no Campus da Faculdade, o Cesai, com o apoio dos acadêmicos de Psicologia e Serviço Social, estará oferecendo orientação e fazendo encaminhamentos para portadores de baixa audição que pretendem fazer uso de aparelhos auditivos.

Nenhum comentário: