quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ilhéus encerra Semana Nacional do Trânsito com simulação de acidente

Utilizando equipamentos de resgate, salvamento e combate a incêndios, o centro de Ilhéus parou, na tarde de quarta-feira, 25, com a simulação de acidente realizada durante o encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Um veículo de passeio com três ocupantes, uma motocicleta e um pedestre, se envolveu no “desastre” que deixou um saldo de cinco feridos em estado grave.
O evento aconteceu na Praça Dom Eduardo, no centro histórico da cidade. A cena foi protagonizada por atores locais e considerada perfeita, já que muitas pessoas que se encontravam no local se assustaram com o alvoroço e imaginaram tratar-se de um acidente real. Numa ação rápida, socorristas do Corpo de Bombeiros isolaram a área e iniciaram o resgate das vítimas
 A estudante Ana Cristina dos Santos disse que tudo foi tão assustador. “Quando vi o carro totalmente avariado e vários corpos estendidos em plena avenida, pensei que era real e fiquei desesperada. Pensei que poderiam ser parentes ou amigos. Mas um PM me tranquilizou, dizendo que se tratava de encenação para encerrar aqui na cidade, a semana do trânsito”, ressaltou.
 Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito da 13ª Ciretran, Maria Luzia Clement Matos, o objetivo do simulado foi para chamar a atenção dos motoristas para que dirijam sempre com precaução. Uma distração pode mudar a vida daqueles que estão na via, seja por descuido ou por excesso de confiança de quem pilota.
 Por sua vez, o superintendente de Trânsito e Transporte (Suttran) de Ilhéus, Eliezer Ribeiro, informou que durante a semana diversas atividades foram realizadas nas escolas, a exemplo de palestras e prática no trânsito com alunos e comandos educativos. Um total de 152 condutores de motocicletas foram advertidos por infrações e submetidos a palestras educativas.
 A Semana Nacional de Trânsito aconteceu de 18 a 25 de setembro, organizada pela 13ª Ciretran, com o apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Este ano, o tema central foi “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020: "Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas.”

Nenhum comentário: