quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Restos humanos são encontrados no Costa Concordia

Restos humanos foram encontrados nesta quinta-feira no Costa Concordia, no décimo dia depois de o navio ter sido endireitado na costa da ilha de Giglio, na Itália, segundo informações da rede americana CNN. Quando o navio naufragou, em 13 de janeiro de 2012, 32 pessoas morreram, e dois corpos ficaram na embarcação porque as equipes de resgate não conseguiram recuperá-los.

"No curso das buscas que estamos realizando na zona central do barco, os mergulhadores acharam os restos, cuja natureza deve ainda ser definida através de exames de DNA", afirmou a Defesa Civil italiana em comunicado. Os restos foram achados em uma área central da embarcação. Até agora, as ossadas ainda não foram retiradas da água, e uma nova imersão na tarde de hoje irá trazê-las para a superfície.

Fontes da Defesa Civil italiana informaram que será necessário esperar a realização de exames de DNA para saber se os restos mortais em questão, localizados pelos mergulhadores da Guarda Litorânea, pertencem às duas pessoas que ainda estão desaparecidas, o garçom indiano Russell Rebello e a turista italiana Maria Grazia Trecarichi.


"Somente os testes de DNA, que requeriam alguns dias, poderão nos dar a segurança que se trata das pessoas que estamos buscando", declarou o chefe da Defesa Civil italiana, Franco Gabrielli, aos jornalistas concentrados no local. "Trata-se de partes que têm que ser recompostas. Desde a posição na qual se encontraram, os restos poderiam pertencer às duas vítimas, mas devemos estudá-los a fundo e, somente com (exames) o DNA, teremos esta resposta com segurança", acrescentou.

A busca dos restos dos dois desaparecidos foi retomada após a inédita operação de verticalização do cruzeiro, que estava encalhado junto à pequena ilha italiana desde a noite do dia 13 de janeiro de 2012. Na sequência, uma vez localizados os corpos dos dois desaparecidos, o navio deverá ser levado a porto para ser transformado em sucata.

Nenhum comentário: