segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Gestantes terão acesso a exames em todas as unidades de saúde de Itabuna

A partir dessa semana todas as 32 unidades de saúde da Rede de Atenção Básica de Itabuna passam a oferecer exames do pré-natal para gestantes. O atendimento será mais rápido, visto que agora uma série de procedimentos será realizada na unidade do próprio bairro. Antes a cobertura atendia somente 11 postos, que realizavam todos os procedimentos, encaminhando os demais para outras unidades. 

            “Esse número era restrito. Agora há um fortalecimento da Atenção Básica, especialmente no acompanhamento às gestantes e detecção precoce das doenças” afirmou Luciana Pinheiro, diretora de Atenção Básica da Secretaria da Saúde. Ela explicou que os exames serão realizados pela equipe da unidade de saúde, logo após a consulta médica e conforme as necessidades identificadas no acompanhamento do pré-natal.

Mais de 60 profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde foram qualificados na sexta-feira, dia 20, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências.  Eles participaram de treinamento teórico e prático para triagem pré-natal e exames diversos, que incluem investigação de doenças sexualmente transmissíveis – DSTs. Ainda essa semana as unidades recebem os insumos necessários à realização dos procedimentos.

Ambulâncias para unidades

 Para reforçar o atendimento da Atenção Básica a Prefeitura de Itabuna adquiriu quatro ambulâncias para unidades de saúde de bairros e distritos mais distantes do Centro da cidade. Serão contempladas as localidade de Itamaracá, Mutuns, Ferradas e Nova Ferradas que nunca tiveram traslado à disposição para hospitais e serviços de saúde. 

A Secretaria da Saúde aguarda somente a chegada de equipamentos para colocá-las em funcionamento para a comunidade.  A diretora de Atenção Básica, Luciana Pinheiro, explicou que a escolha dessas localidades foi primordialmente pela distância, fator que dificultava o atendimento de urgência e emergência de pacientes.

Nenhum comentário: