quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Secretaria da Saúde realiza caminhada pela doação de órgãos

A Secretaria da Saúde de Itabuna realiza nesta quinta-feira, a Caminhada Pela Vida, como parte da mobilização pela doação de órgãos. Profissionais da saúde, pacientes transplantados e seus familiares vão caminhar a partir das 14 horas desde o Jardim do Ó até a Praça Adami. Durante o percurso ocorrerão ações educativas, panfletagem e conscientização pelo o aumento no número de transplantes e a consequente diminuição da fila de espera.

Em Itabuna, a maior procura é pela doação renal. Somente nos seis primeiros meses de 2013 foram realizados 37 transplantes. Na cidade, as pessoas podem buscar informações na Organização de Procura de Órgãos (OPO) que funciona no Hospital de Base e atende Ilhéus, Itabuna e região. Também na Santa Casa de Misericórdia onde existe a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.  

Uma das dificuldades enfrentadas pelas equipes de saúde é a falta de conhecimento da família sobre o desejo da pessoa em ser um doador. “É preciso avisar à família que se pretende ser doador de órgãos, bem como buscar maiores informações sobre a doação” informou a enfermeira Anna Maria Aragão, responsável pela mobilização para Doação de Órgãos na Secretaria de Saúde.

De pessoas vivas podem ser doados fígado, rim e medula óssea. Famílias de pessoas que tiveram morte cerebral podem liberar a doação de coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos, pele e tendão.

Nenhum comentário: