segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Vacinação Anti-rábica movimenta unidades de saúde em Itabuna

O segundo compromisso da dona de casa Marta Pereira Brito no sábado, dia 21, foi levar Marley para tomar a dose de vacina anti-rábica no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, no centro de Itabuna. Antes de dirigir-se ao Centro de Saúde, dona Marta deu banho no cãozinho de estimação da família, como primeira atividade do dia. 

            A família do comerciante Nivaldo Marcelo teve preocupação parecida e, por volta das 10 horas da manhã, Luk e Jeck, os irmãos de quatro anos de idade, foram imunizados com a vacina anti-rábica. “Temos que cuidar bem dos nossos animais para protegê-los e para garantir a segurança da família. Os cartões de vacinação dos dois estão atualizados”, assegurou Nivaldo. 

            Quem também tratou logo de garantir a imunização dos bichos de estimação foi dona Maria de Lourdes Souza. Ela levou os três gatinhos de seis meses até a unidade de saúde Lavígnia Magalhães, no bairro Conceição, para serem vacinados pela primeira vez. “Temos que proteger quem amamos. Eles fazem parte da nossa família e merecerem todos os cuidados”.  

            A estudante Karolline Ninck foi outra dona de animal que não perdeu tempo no sábado levando Kyra, de cinco meses, logo pela manhã para ser imunizada. Ela saiu da unidade de saúde Lavignia Magalhães elogiando o atendimento. “Foi muito rápido e os profissionais tiveram uma facilidade enorme para vacinar Kyra”. 

            A meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria da Saúde de Itabuna, é imunizar 26 mil cães e gatos até o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica.  O sábado foi muito movimentado nas unidades de saúde, principalmente nos bairros Maria Pinheiro, Conceição, Califórnia e Ferradas e no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, no centro.

O diretor do CCZ, Waldemar D’AFonseca, alerta aos donos que a vacina é única forma de proteção contra a raiva  nos animais e que também podem afetar o homem. Ele informou que ainda nesta semana será divulgado o balanço da campanha de vacinação de animais em Itabuna.

Nenhum comentário: