Dois jovens - um homem e uma mulher - foram atropelados,
na noite dessa terça-feira, por um motorista que se irritou com o
protesto contra o aumento da tarifa do ônibus em São Paulo. O
atropelamento ocorreu por volta das 22h, quando um grupo de cerca de 100
manifestantes bloqueva a avenida Paulista, no sentido centro, na altura
da rua Bela Cintra. Irritado com o bloqueio, o motorista que dirigia um
Fiat Uno deu a ré na pista e, em seguida, acelerou o veículo sobre os
manifestantes.
Os dois estudantes atropelados não se feriram com
gravidade e foram socorridos por outros manifestantes. O motorista do
carro fugiu: parte dos manifestantes tentou alcança-lo, mas não
conseguiu. Eles informaram à Polícia Militar o número da placa do
veículo.
A manifestação começou por volta das 17h, na praça do
Ciclista, na avenida Paulista, e percorreu ruas importantes de São
Paulo, entre elas a rua da Consolação, a Ligação Leste-Oeste, a avenida
Liberdade e a avenida Brigadeiro Luis Antonio. A PM estima que cerca de 3
mil pessoas participaram do protesto, mas os organizadores apontam mais
de 5 mil manifestantes. A passeata, que começou pacífica, terminou em
confronto entre manifestantes e policiais militares, além de atos de
vandalismo contra várias agências bancárias e ônibus municipais - um
ônibus foi incendiado, mas ninguém se feriu. A PM chegou a impedir que
jornalistas acompanhassem a manifestação, após o primeiro confronto
ocorrer no terminal Parque Dom Pedro, no centro.
Este foi o terceiro protesto realizado em menos de uma
semana contra o aumento da tarifa do ônibus, que subiu de R$ 3 para R$
3,20, na capital paulista. Ao menos 20 pessoas foram detidas durante a
manifestação e três policiais militares foram feridos a pedradas. A PM,
entretanto, não soube informar o número de manifestantes feridos, mas
vários jovens foram atingidos por balas de borracha e cassetetes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário