domingo, 8 de setembro de 2013

Tóquio derrota Istambul e é eleita sede dos Jogos Olímpicos de 2020

O poderio financeiro, a inovação tecnológica e o lastro de sucesso que a Olimpíada de 1964 deixou fizeram de Tóquio a cidade favorita a se eleger sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Neste sábado, isso se confirmou com a vitória em votação feita pelo Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizado em Buenos Aires, na Argentina. Tóquio venceu Istambul, na Turquia, e Madri, na Espanha, para receber o evento após o Rio de Janeiro, próxima sede, em 2016.

Lado a lado com turcos, japoneses reagem à vitória de Tóquio em Buenos Aires Foto: AFP
Lado a lado com turcos, japoneses reagem à vitória de Tóquio em Buenos Aires
Foto: AFP
Tóquio receberá uma edição de Olimpíada pela segunda vez na história. Em 1964, a cidade sediou a primeira Olimpíada na Ásia com grande sucesso, provando sua reconstrução pós-Segunda Guerra Mundial para o mundo todo. Antes, já havia conseguido o direito de receber o evento em 1940, mas a invasão do País à China transferiu o evento para Helsinque (em 1952). Na última fase de votação, venceu a adversária Istambul.

Tóquio há havia liderado a primeira votação, na qual Madri acabou eliminada. O favoritismo era tanto que a cidade espanhola e Istambul inicialmente empataram em votos, e a eliminação foi decidida em votação de desempate. O resultado impede que uma cidade - e um país - predominantemente islâmica receba uma Olimpíada pela primeira vez - em 2016, o Rio de Janeiro será a primeira sede sul-americana da história. A vitória japonesa se deu por 60 votos contra 36 a favor dos turcos.

Nenhum comentário: