quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Abrigo Renascer detalha programa de reintegração social para 25 famílias ilheenses

A instituição de Acolhimento Renascer promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 21, uma palestra para 25 famílias ilheenses, explicando como participar do Programa Família Afetiva. O objetivo da atividade foi informar sobre os procedimentos necessários para que voluntários possam passar um fim de semana ou datas comemorativas com as crianças atendidas pelo abrigo. Em setembro, foram capacitadas cerca de 40 pessoas para participar do projeto.
O Família Afetiva tem como finalidade conscientizar os cidadãos sobre a importância da reintegração social, reconstrução de laços afetuosos e reestruturação psicológica das crianças e adolescentes atendidas pelo abrigo. Atualmente, a instituição acolhe 36 menores que foram retiradas do convívio familiar por medida de proteção, determinada pela Vara da Infância e da Juventude.
As atividades tiveram início às 8h30. Psicólogos e assistentes sociais ministraram palestras e promoveram bate-papo para tirar as dúvidas das pessoas interessadas em acolher os menores. Durante a manhã, foram discutidos temas referentes à rotina e comportamento das crianças bem como a trabalho em equipe. Os palestrantes também explicaram como deve ser mantido o vinculo entre a família e o acolhido. “Não pode ser criada expectativa para adoção”, enfatiza a coordenadora do Renascer, Adriana Montenegro.
Como participar - Para passar o fim de semana, aniversários e datas comemorativas como o Natal, por exemplo, com a criança é necessário ser maior de 21 anos. Além disso, é preciso que haja uma diferença de idade mínima de 16 anos entre o voluntário e o acolhido. Outra determinação é que o colaborador participe dos encontros e reuniões com a equipe técnica do projeto, bem como, deve passar por uma avaliação psicossocial.
O interessado deve apresentar documentos de identificação (RG e CPF), antecedentes criminais e comprovante de residência. Ainda será realizada visita técnica na casa do voluntário para identificação e análise das condições de moradia. É importante ressaltar que não há restrição sobre o estado civil dos participantes e que o projeto Família Afetiva não se configura em adotantes, guarda ou tutela. Mais informações na própria instituição (Avenida Princesa Isabel, nº 1554) ou pelo telefone número (73) 3231-8510.
 Histórico - Criado em 2001, o Abrigo Renascer atende crianças de zero a 11 anos que estão em situação de risco previamente determinado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude e obedece todas as regras e preceitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nenhum comentário: