segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prefeitura e donos de granjas fecham acordo; abates de aves serão fiscalizados

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde vai intensificar nos próximos dias a fiscalização em toda a cidade para garantir a proibição de criação, abate e comercialização de aves em um mesmo local, depois de acordo feito com os donos de estabelecimentos na quinta-feira passada durante reunião nas dependências no Sest/Senat

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, no encontro se expôs aos empresários e aos seus representantes, a urgente necessidade do estabelecimento de um prazo para que às exigências mínimas previstas na legislação sejam cumpridas, a exemplo da separação dos espaços destinados ao abate e à comercialização de aves.

Nesta terça-feira, às 16 horas, haverá novo encontro na sede da Vigilância Sanitária, na Avenida Manoel Chaves, São Caetano, entre os fiscais e dos empresários. Mas, dessa vez, haverá também a participação de representantes da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente para que seja discutida a implantação de abatedouro municipal de aves beneficiando às empresas do setor.

A ação da Vigilância Sanitária visa enquadrar o município de Itabuna às normas estabelecidas na Legislação Federal e às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Carvalho lembrou que muitas das demandas de intervenções da Vigilância Sanitária são advindas de notificações do Ministério Público, a exemplo desta que está sendo feita junto aos abatedouros de frangos. “Portanto, a nossa intenção não é fechar as granjas de Itabuna, mas adequá-las às exigências da legislação”, frisou. 

O objetivo da reunião era também ouvir os comerciantes para saber de suas propostas, as quais estarão contidas em relatório a ser encaminhado ao Ministério Público na próxima semana. Em seguida, outro encontro será marcado para que então seja definido um prazo para que as mudanças aconteçam e se cumpram as normas sanitárias e de higiene.   

Ao citar como um dos agravantes de risco à saúde humana a contaminação por conta do descarte irregular de vísceras e penas de frangos em locais inapropriados, bem como as condições insalubres de muitos abatedouros, o diretor municipal da Vigilância Sanitária destacou que estudos científicos comprovam que 45% das doenças neurológicas são provenientes do consumo de carnes de abate, transporte, manuseio, conservação e comercialização inadequados.

Nenhum comentário: