segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mais de 4 mil atendidos em dois meses pelo Bolsa Família em Itabuna

A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Itabuna atendeu 4.186 cadastrados no Programa Bolsa Família, nos meses de setembro e outubro. Neste ano o serviço passou a contar com atendimento mais humanizado resolvendo com mais agilidade pendências como desbloqueio, reversão e recadastramentos.

Segundo o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, os beneficiários podem ajudar a melhorar o serviço contribuindo com sugestões, reclamações e críticas. “Hoje as famílias saem daqui com suas pendências resolvidas”, conta Trindade. Outra preocupação é com o bem-estar dos beneficiários que são atendidos mediante senhas e mais rapidamente, já que houve a qualificação dos funcionários.

Além disso, diariamente são servidos lanches aos beneficiários, na Casa do Programa Bolsa Família. “Percebemos que muitas famílias saiam cedo de casa, sem a primeira refeição do dia. Muitas mães vêm com crianças. A partir dessa contestação é que resovemos oferecer café e pães para quem busca nossos serviços”, explica o diretor do Departamento de Combate à Pobreza em Itabuna, Elan Barros de Jesus.

Atendimento 

Elan Barros destaca que a Casa do Bolsa Família conta com estrutura adequada para atender a todos os beneficiários dos programas sociais do governo federal. “Portanto, não há necessidade de as pessoas chegarem ao local muito cedo”, afirma.

Em setembro foram feitos 2.241 atendimentos, sendo 226 desbloqueios e reversão, 1.790 recadastramentos, 35 cadastros no NIS para passe livre e tarifa social da companhia de eletricidade. Foram feitos ainda 160 novos cadastramentos no Programa Bolsa Família e 30 transferências.

Já em outubro foram realizados 1.945 atendimentos, com 224 desbloqueios e reversão, 1.557 recadastramentos, 66 cadastros no NIS para passe livre e tarifa social e 10 transferências.

O Bolsa Família é um programa executado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo Federal para transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único. Entre os objetivos está o combate à fome e promover a segurança alimentar e nutricional, além de garantir acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

Nenhum comentário: