terça-feira, 19 de novembro de 2013

Obras de esgotamento do Califórnia e Nova Califórnia já começaram

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deu início à terraplanagem do terreno onde será construída a estação de tratamento de esgoto que vai atender ao bairro Nova Califórnia e parte do Califórnia. A obra beneficiará cerca de 2.440 famílias e resolverá um problema de mais de 20 anos, além de servir para evitar a poluição por esgotos sanitários de um riacho tributário do Rio Cachoeira.

O projeto inclui implantação de rede coletora, travessia especial, estação elevatória, leito de secagem e ligações domiciliares, com substituição de esgoto condominial pelo sistema convencional, em um total quatro mil metros de extensão de redes.  De acordo com o contrato, as obras devem ser concluídas no prazo máximo de 360 dias. O investimento é da ordem de R$ 2.787.475,18, dos quais R$ 374.448,91 de recursos próprios. A obra será feita pela construtora Construmil, vencedora da licitação.

            As obras chegaram a ser iniciadas na administração anterior, mas foram paralisadas em setembro do ano passado. Para retomar o projeto, a atual administração regularizou todas as pendências referentes ao processo anterior, que foi encaminhando para a Caixa Econômica Federal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiros, "o compromisso do governo municipal é iniciar e concluir todas as obras, principalmente as essenciais à melhoria das condições de vida dos moradores dos bairros mais carentes". 

Nenhum comentário: