quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Prefeitura reestrutura Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A partir de agora o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) será vinculado ao Departamento de Proteção à Pessoa Especial da Secretaria de Assistência Social de Itabuna. O setor já lida com a violação dos direitos da criança e do adolescente e pretende desenvolver atividades de abordagens sociais buscando a retirada das crianças do trabalho infantil.

 A informação é da diretora do Departamento de Proteção à Pessoa Especial, Carla Midlej, que apresenta hoje juntamente com o secretário da Assistência  Social,  José Carlos Trindade, o redesenho do programa Peti para o Conselho Municipal de Assistência Social. O encontro será na Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas, e é aberto ao público.  

Outra mudança na forma de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social é que além da assistência às crianças, o Peti também vai incluir as famílias deles nas ações realizadas pelo programa, por meio dos centros de referencia especializados (Creas e Cras).  

Carla Midlej vai explicar também os efeitos perversos que o trabalho infantil provoca física, emocional e socialmente na criança e no adolescente. “Eles ficam expostos a riscos de lesões, deformidades e doenças na maioria das vezes superiores às possibilidades de defesa de seus corpos, o que pode provocar o retardo do desenvolvimento físico e psicológico” diz.  

Com relação ao fator emocional, a diretora afirma que a criança forçada ao trabalho infantil pode apresentar ao longo de sua vida dificuldades para estabelecer vínculos afetivos em razão das condições de exploração a que esteve exposta e dos maus tratos que recebeu de patrões, além de provocar o amadurecimento precoce.

Nenhum comentário: