quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encontro regional discute integração das ações educacionais

Com o objetivo de facilitar o contato dos representantes da educação nos municípios com o Ministério da Educação (MEC), cerca de 300 representantes de órgãos públicos e gestores estão reunidos, desde a manhã desta quinta-feira (dia 21), no Encontro Regional para Integração das Ações Educacionais, promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação  (Undime/BA), Polo de Ilhéus. O evento, que acontece até esta sexta-feira, dia 22, no auditório da Fauldade de Ilhéus, é uma promoção do ME, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e as prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Coaraci.
Na abertura, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) disse que o evento é extremamente importante para o aprimoramento da educação, serviço fundamental ao desenvolvimento da sociedade. “Estamos trabalhando para proporcionar aos nossos munícipes uma educação de qualidade, isso é o que vai criar uma sociedade com mais igualdade e gerar desenvolvimento social. Só com a educação podemos conseguir isso, educação é a base de tudo”, afirmou o prefeito, em seu pronunciamento.
A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), relatou as dificuldades financeiras que os municípios atravessam como um dos problemas para a garantia de educação de qualidade e garantiu que, apesar disso, os gestores têm desenvolvido todos os esforços de modo a evitar que os estudantes e professores sejam prejudicados. Ela confessou que, em razão da carência de dinheiro, não está conseguindo pagar o Piso Nacional do Salário aos professores coaracienses.  
O encontro foi aberto com a apresentação do  grupo de teatro de Itabuna Biblioteca Itinerante e, além dos prefeitos e secretários municipais de educação, reúne também os responsáveis por programas da área como o Mais Educação e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), também participou da abertura do evento.  Ainda fazem parte do público do encontro os agentes que atuam com prestação de contas e conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Este é o primeiro evento do gênero realizado em Ilhéus e o terceiro no estado, após Feira de Santana e Luiz Eduardo Magalhães. Segundo a presidente da Undime/BA, Gelcivânia Mota, a intenção é realizar o encontro em locais diferentes, abranger diversos polos no estado. “Nem todas as cidades têm acesso a palestras e debates quando realizados em Salvador. O nosso papel é estreitar a distancia entre os responsáveis pela educação, assim, cada município articula sua equipe e traz para que possamos aprender e compartilhar aprendizado”, frisou a presidente.

Nenhum comentário: