quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Itabuna vai implantar nas escolas diretrizes das Relações Étnico-Raciais

Com o  propósito de  uma educação de qualidade, intensificando  o enfrentamento das desigualdades raciais e sociais, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna está caminhando para assegurar a inclusão no currículo da Rede Pública Municipal de Ensino da obrigatoriedade temática “História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena”, conforme estabelece a Lei nº 10.639/2002 e a Lei nº 11.645/2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Neste sentido, a SEC aguarda o Parecer do Conselho Municipal de Educação (CME) sobre as Propostas para as Diretrizes Municipais das Relações Étnico-Raciais.  

Fundamentado no multiculturalismo crítico e na justiça social, o documento encaminhado ao CME foi construído por uma Comissão Mista composta por diversos atores representantes de vários segmentos e setores do poder público, no caso a Prefeitura de Itabuna, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Diretoria Regional de Educação (Direc-7) e dos Movimentos Sociais. As propostas serão transformadas em Projeto de Lei e, posteriormente, encaminhadas à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores.

A Secretaria da Educação deu a outro importante passo instituindo a Assessoria de Diversidade Étnico-Racial com o propósito de acompanhar e incentivar as escolas que já realizam trabalho seja como tema transversal ou como projetos específicos, focadas na valorização da diversidade étnica e cultural, bem como no enfrentamento do preconceito racial e das desigualdades raciais e sociais. À frente da Assessoria, a professora Rita de Cássia Amâncio Sena, ressalta que a construção de uma identidade negra positiva tem se constituído em grande desafio numa sociedade que, historicamente, dissemina a idéia de que para ser aceito socialmente é preciso enquadrar-se nos moldes do branco europeu ou da cultura eurocêntrica.

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