As redes sociais são o meio de
atendimento ao consumidor mais eficiente. Isso é o que mostra o estudo
“Qualidade do Atendimento ao Consumidor no Brasil,” divulgada nesta terça-feira
(05/11) pela eCRM 123, empresa que atua no desenvolvimento de soluções para o
gerenciamento do relacionamento do consumidor nas redes sociais.
“Autoatendimento”, “telefone” e
“chat online” são os demais meios bem avaliados pelo consumidor, respectivamente.
O levantamento mostra que 90% dos
consumidores brasileiros já vivenciaram experiências de consumo
desagradáveis no que tange o atendimento recebido na hora da realizar suas
compras ou contratar serviços, incluindo o comércio tradicional e online.
Após terem problemas no Serviço
de Atendimento ao Consumidor (SAC), 64% dos entrevistados fizeram suas queixas
nas redes sociais, em especial o Facebook e o Twitter.
O estudo, que ouviu em
profundidade 70 diferentes perfis de consumidores em todo o País, aponta que o
pós venda (26%) é a etapa que o consumidor mais necessita atenção; 17% apontam
a entrega do produto como a de maior necessidade de acompanhamento das
empresas.
Especialização
O sócio-diretor da Agência MSV,
Marcus Lessa, fala das novas perspectivas para o setor de comunicação com essa
nova demanda, “as redes sociais hoje representam mais de 90% de interação real
entre marca e clientela, e isso mostra o nível de engajamento entre as partes,
para estar presente num ambiente tão próximo é necessário um cuidado extremo
com a comunicação”, enfatiza.
“As reclamações podem funcionar
tanto como um caminho de fidelização e aproximação com a clientela como também
pode gerar uma grande crise dentro do ciberespaço. Tudo está interconectado
entre mídias sociais e marketing, não saber gerir as pequenas crises pode
destruir uma marca viralizada negativamente na grande rede”, enaltece Marcus.

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