quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeitura alerta beneficiários para recadastramento no Bolsa Família

A Secretaria da Assistência de Social da Prefeitura de Itabuna está convocando para recadastramento as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que há dois anos não atualizam informações. Cerca de 1,6 mil cadastrados têm até o dia 13 de dezembro para atualizar dados e evitar a perda de benefícios como recebimento do Bolsa Família e desconto na conta de energia elétrica, através da tarifa social.
          
  O benefício das famílias, que serão notificadas via extrato da conta, será bloqueado a partir de janeiro de 2014, caso não atualizem as informações no prazo. De acordo com a coordenadora local do Programa Bolsa Família, Géssica Vieira Miranda, Itabuna conta 21 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, embora tenha cadastradas 90 mil famílias no CadÚnico para Programas Sociais, que recebem outros benefícios. O município tem cerca de 30 mil na situação de pobreza ou extrema pobreza.

            O secretário da Assistência de Social, José Carlos Trindade, reforça que a atualização deve ser feita apenas pelas famílias que ainda não atualizaram os dados como endereço e nascimento de filhos. Ele afirma que existem muitos casos em que as informações dos beneficiários estão defasadas no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. A Prefeitura trabalha com diversas equipes para que nenhuma pessoa seja prejudicada, inclusive fazendo visitas domiciliares.

Documentos 
A coordenadora local do Programa Bolsa Família informa que o horário de atendimento na Casa do Bolsa Família da Secretaria da Assistência Social é das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. Para atualizar as informações, o titular do cartão Bolsa Família, precisa apresentar CPF ou Título de Eleitor. 

 Para os demais beneficiários pode ser um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani), CPF, RG; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Título de Eleitor. A relação com os nomes das famílias com pendências foi afixada na Casa do Bolsa Família, na avenida Inácio Tosta Filho, será publicada no site Prefeitura. As dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 3212-2237.

Nenhum comentário: