Ambiente climatizado, equipamentos novos,
limpeza, profissionais requalificados e médicos de plantão 24 horas, durante
toda a semana. Esse é o panorama que o paciente do Hospital de Base passou a encontrar
no Pronto Socorro que foi reaberto para a população na segunda-feira, 11.
“É impressionante a mudança. Vivenciamos hoje,
após a reforma, uma realidade de hospital particular, em um hospital público. O
Base está mais acolhedor, mesmo com o fluxo maior de pacientes”, avalia o
assistente social Luciano Lopes, que trabalha há cinco anos no Base e
atualmente é coordenador de Serviço Social.
Da mesma maneira analisou a policial militar
Rosimeire Nascimento que acompanhava a sogra medicada e viu bastante diferença
entre a emergência atual e a que ela conheceu há quatro anos, quando teve um
familiar hospitalizado. “A estrutura física é outra. A esperança é que continue
melhorando e expandindo essa melhora” pediu.
A transferência dos pacientes para a emergência
reformada começou na sexta-feira e foi finalizada na seguda-feira. Há
enfermeiros trabalhando 24 horas com a triagem e classificação dos pacientes de
risco, além de médicos clínico geral, cirurgião e ortopedista. “Os pacientes
que apresentem gravidade tem prioridade de atendimento na emergência. As
ambulâncias dos municípios pactuados já não fazem fila na emergência, pois o
atendimento urgente tem sido rápido” afirmou o médico Paulo Bicalho, diretor-presidente
do Hospital de Base.
Paulo Bicalho explica que vai fazer um trabalho
de informação para que a população entenda realmente o que é a emergência. Ele
diz que há uma expectativa de que a emergência deve resolver todos os problemas
de saúde, mesmo exames e consultas. No entanto, estes procedimentos devem ser
realizados nas Unidades Básicas de Saúde.
“Dessa forma, é necessário explicar que somente
pacientes com problemas graves e urgentes devem procurar a emergência. Porém,
as pessoas com problemas antigos, que demandem consulta, devem procurar os
postos. Se não for assim, o fluxo fica invertido. A Atenção Básica é que deve
encaminhar o paciente para o hospital” orientou o diretor-presidente.
A reforma
As melhorias no Pronto Socorro constam da reforma geral dos banheiros, salas de
espera, atendimento e recepção. Também foi feita a revisão geral das redes
elétrica e hidráulica, recuperação de parte dos
equipamentos e mobiliário antigos, compra de equipamentos e
mobiliários novos e construção de área para atendimento, triagem e gestão
de leitos, além de requalificação dos servidores.
A unidade conseguiu também, em parceria com a
Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), quatro aparelhos de
anestesia, num investimento total de R$ 249.181,12.
Garantiu uma economia de 70% com a aquisição de uma usina de gás medicinal que
antes custava R$ 100 mil por mês e agora custa R$ 25.500. Investiu R$ 552 mil
em 12 respiradores pulmonares e R$ 139 mil num gerador de energia com potência de 460 kVA,
oito vezes mais potente que o anterior.
A área onde funcionava a emergência temporária passa
por limpeza geral, pois receberá novos leitos de UTI. A ampliação é por meio de
convênio com o governo federal, cujo projeto já foi aprovado pelo Ministério da
Saúde.

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